Educativo MAOB

Transformação do olhar

O Programa Educativo do MAOB em consonância com o regimento e a missão institucional do museu, tem como objetivo investigar e explorar as potências educacionais e formativas do acervo, buscando que este possibilite aos visitantes reflexões sobre pertencimento, identidade cultural, território, patrimônio material e imaterial.

Ação Educativa

Os processos educativos devem primar o direito à memória como exercício de cidadania, contribuindo para a ampliação do entendimento de que as artes presentes nos ofícios e os ofícios das artes, constituem formas de nos manifestarmos no mundo, e por isso são modos de fazer que devem ser salvaguardados a fim de promover o conhecimento e o cultivo da identidade cultural da qual fazem parte: O que os instrumentos que criamos nos dizem sobre a nossa cultura? 

Ação poética

As ações poéticas do museu aproximam o público ao universo estético das artes e ofícios, onde a racionalidade empreendida na matéria não significa um afastamento do mundo, mas, ao contrário, uma imersão em um vasto repertório de práticas transformadoras e formadoras de sentido. Uma perspectiva que parte do trabalho e estrutura nosso aparato simbólico de entendimento e experimentação da vida.

Oficinas

Nossas oficinas proporcionam o contato direto do público com saberes e práticas das artes e ofícios. O intuito é possibilitar uma valiosa experiência com técnicas e materiais mediada por profissionais envolvidos com o trabalho artístico/artesanal. Uma oportunidade de acesso para novos conhecimentos e o aprimoramento de habilidades.


Os museus e demais espaços de cultura são depositários da memória de um povo, encarregados pela preservação das obras produzidas pela humanidade, com suas histórias, com os meios próprios de que dispõem. São espaços de produção de conhecimento e oportunidades de lazer. Seus acervos e exposições favorecem a construção social da memória e a percepção crítica da sociedade.

Erica Andreza Coelho